Dicas veículos Flex
Todos os dias em nossa oficina somos procurados para solucionar defeitos em veículos flex, e muitos clientes tem duvidas sobre como usa-lo da maneira correta, pensando nisso trazemos essa postagem sobre o assunto. Espero ajuda-los a conhecer melhor este assunto, e já sabem, quaisquer duvidas deixem nos comentários, teremos prazer em responder.
Riscos de corrosão
O carro flex possui componentes que aceitam ambos os combustíveis sem que haja qualquer tipo de problema de corrosão na bomba de combustível ou em outros sistemas por conta do uso do etanol. Este risco é comum, na verdade, nas conversões amadoras de veículos.
Proporções
Não existe uma proporção ideal entre os dois combustíveis. Desta maneira, é abastecer o tanque com apenas um combustível (etanol ou a gasolina). Além disso, também não há problema em fazer a mistura em proporções diferentes. As medidas podem seguir o desejo do usuário, mas recomenda-se que, após uma troca de proporção muito acentuada de combustível ou troca completa, o usuário percorra alguns quilômetros (aproximadamente 5 km) para que o módulo do sistema de injeção eletrônica possa identificar as novas leituras feitas pelos sensores. Assim, o sistema de injeção se adapta à nova mistura ou combustível e evita que ocorram dificuldades na partida.
Reservatório de gasolina
Existe um reservatório de partida a frio presente em alguns carros. Ele deve ser abastecido apenas com gasolina (preferencialmente gasolina premium). Isso serve para facilitar e possibilitar a partida do motor, principalmente em dias frios, para os veículos abastecidos com etanol ou com uma mistura com grandes proporções de álcool.
Economia
Para que seja mais fácil fazer o cálculo de qual combustível vale mais a pena no momento, trabalhe sempre com a relação de reais gastos por quilômetro rodado (R$/km), montando uma pequena planilha com as proporções abastecidas de cada combustível até conseguir achar a mistura que mais dá certo com a sua economia.
Espero que tenham gostado.
Equipe Auto Mecânica Ceará.